Pensando em renovar a sala? Se queres dar a esta um toque diferente, o que te parece se mudarmos apenas redistribuindo os móveis que a compõe de uma forma ideal? É disso que falaremos no seguinte artigo.
E é que muitas vezes as sensações de transmite a decoração de uma sala dependem muito da distribuição dos seus móveis. Uma distribuição incorrecta distribuição pode fazer com que esta se veja mais pequena, que a televisão se veja mal, que a mesa coma todo o espaço e a circulação seja complicada, etc. Aprendamos a distribuir todos os seus elementos e a sentir-nos bem dentro deste espaço.
E começaremos com dois dos elementos mais voluminosos da sala: as poltronas e os sofás. Devemos sempre tentar colocar estes móveis favorecendo ao máximo a circulação. Colocar o sofá no meio de um espaço fica esteticamente muito bem, mas apenas podemos permitir se tivermos um sofá verdadeiramente amplo. Para além disso, devemos tentar que este nunca dê as costas à porta, porque este detalhe visualmente faz com que tudo pareça mais pequeno.
Se não dispores de espaço, o ideal é que coloques o sofá colocado a uma parede, preferivelmente, o mais afastado da porta e um espaço donde se possa contemplar toda a sala.
Passemos à mesa de jantar e as suas cadeiras. Tal como ocorre com o sofá a mesa não pode estar no centro do espaço, pelo que o melhor é que esteja escorado a um dos extremos da sala.
Se o espaço o permitir, cria dois espaços bem diferenciados entre a zona do sofá e da televisão e a zona de jantar com a mesa e as cadeiras.
E já que falamos da televisão, comentamos a localização ideal da televisão. O recomendável é que esta esteja colocada justamente em frente do sofá, sempre em um dos extremos da sala (nunca no centro) e que não seja na parede oposta à janela, senão o reflexo será bastante incomodativo.