Algo muito comum em vários tipos de salas para quem não pretende mudar quase que permanentemente a cor de uma parede ou dar temporariamente um estilo diferente a uma sala é através do papel de parede.
Este traz algumas vantagens e algumas desvantagens comparando com paredes pintadas. Neste artigo vamos comparar as duas situações e dar algumas dicas de como usar o papel de parede para decorar um espaço como a sala.
A primeira coisa que nos vem à cabeça quando lemos ou ouvimos falar de papel de parede é o facto de ser de papel, e o facto do papel ser frágil. Este pormenor é o que faz a maioria das pessoas fugirem deste método de decoração. Nesse fator as paredes ganham, já que são por norma mais resistentes.
Em termos de capacidade de personalização, ganha o papel de parede. Se for para colocar uma só cor, é preferível pintar uma parede, mas para adicionar padrões, o papel de parede é de longe o melhor, já que podemos encontrar papel de parede de todo o tipo.
A longevidade de um papel de parede será maior ou menor dependendo claro da qualidade. Por norma, uma boa tinta desde que as paredes sejam lavadas dura muitos anos, enquanto o papel de parede por muito de boa qualidade seja, acabará por se sujar ou desgastar-se demasiado que terá de ser substituído.
Outro pormenor que muitos têm em conta para não optarem pelo papel de parede é pensar-se que é demasiado difícil e trabalhoso. Mas isso é falso. Se bem colocado, meter papel de parede é mais fácil do que pintar um espaço inteiro. Pintar uma sala envolve pintar mais do que uma ou duas vezes, e esperar muitas horas até que a tinta seque. Com o papel de parede é bem mais simples, mas se não se souber o que está a fazer, acabará por colocar mal.
Voltando à questão inicial: tinta ou papel de parede? Isso deverá apenas depender da decoração. Certos estilos obrigam a usar um dos dois métodos, outros são completamente livres e fica à tua escolha.
Antes de escolheres a tua opção dá uma olhada em vários tipos de papel de parede disponíveis no mercado, pois em termos de tinta a única coisa que tens para ver são as cores e marcas de tinta.