As mesas de centro são um pouco como as poltronas: ignoradas pelo público em geral, apenas escolhidas por necessidade e não pelo lado decorativo. Mas para além das inúmeras utilidades que uma mesa de centro poderá ter à frente de um sofá, esta também é bastante decorativa.
Entre um sofá e uma televisão está normalmente uma mesa de centro. É nela que vamos pousar algumas coisas como consumíveis, revistas, livros ou até mesmo o nosso computador ou tablet. A parte prática todos nós conhecemos.
Agora em relação à parte decorativa e é nisso que a maioria das pessoas se descuida, a mesa de centro faz a ponte entre a televisão / móvel da televisão e sofá. Se o sofá não tiver muito a ver com o móvel da televisão, vai ser a mesa que vai destacar o que ambos têm em comum, como se de um dispositivo condutor se tratasse.
Depois temos vários tipos de mesa. Tal como uma mesa qualquer, temos mesas rectangulares, redondas, de madeira, vidro, ferro, etc. E a escolha desses detalhes depende puramente das nossas necessidades.
Para salas relativamente grandes, as mesas rectangulares são as mais populares já que fornece por norma mais superfície, e ao contrário que se sucede com as redondas ou ovais, o espaço nos cantos é aproveitado quando necessário. Por outro lado, as mesas ovais fornecem mais mobilidade, já que é mais fácil dar a volta a uma mesa oval do que a uma com pontas.
Se a sala for grande, o efeito da oval será praticamente nulo, no entanto se a tua sala for relativamente pequena, uma mesa oval já será sem dúvida a opção correta. Ou mesmo redonda, se o espaço for ainda mais curto.
Depois temos o material. Madeira, ferro, vidro? As de ferro fornecem maior resistência mas normalmente são as mais feias. O vidro oferece elegância e transparência, mas é bastante frágil. A madeira fornece um toque mais clássico e requintado, mas requer maiores cuidados.
Isto para dizer que cada material tem as suas vantagens e desvantagens. Podemos optar por uma de vidro se tivermos a certeza que nenhuma criança irá saltar em cima dela, ou por uma de madeira se temos tempo e paciência para tratar dela.
Para finalizar, caso não consigas encontrar uma mesa que faça a dita ponte entre o sofá e o móveis da televisão, o melhor será optar por algo mais uniforme e discreto, sem qualquer tipo de estilo definido mas que se encaixe no ambiente que dispões na tua sala.