Ideias para poupar espaço

Pequena sala moderna

Termos espaço suficiente para todas as nossas coisas numa sala e ainda termos espaço para nos movimentarmos nela é o essencial para nos sentirmos bem. Só que nem todos nós temos a possibilidade de viver numa mansão com uma sala do tamanho de um refeitório.

Por vezes não conseguimos o espaço necessário e, ou acabamos por não ter tudo o que queremos, ou acabamos por ter tudo o que queremos mas depois não temos espaço para andar, tornando a sala num lugar muito desconfortável.

Como não queremos nada disso, na continuação vamos mostrar algumas dicas para conseguires ganhar algum espaço na tua sala. Não são necessariamente dicas para salas minimalistas (até porque algumas delas nem são aptas para tal decoração), mas sim dicas para poupar-se algum espaço em qualquer sala mantendo o seu estilo original.

Numa sala, quantas mais pequenas coisas temos, mais superfícies para as colocar necessitamos. E uma boa forma de se poupar algum espaço com móveis desnecessários é através de prateleiras compridas, ou mesmo estantes largas mas baixas.

Com este tipo de estantes ou prateleiras não vamos encher um móvel do chão ao teto com meia dúzia de livros pelas prateleiras não suportarem muita coisa. Se usarmos prateleiras simples, mais espaço se poupa já que servem apenas para colocar coisas nelas e não ocupam praticamente espaço nenhum.

A mobilidade do mobiliário também tem alguma importância, principalmente para quem tem falta de espaço. Para quem tem uma área pequena, normalmente tem de andar a mover coisas de um lado para o outro para que o espaço se adapte ao que necessitamos na altura. Mas se estes forem fáceis de mover, com ajuda de rodas por exemplo, mais facilmente move-se, por exemplo, uma mesa de um lado para o outro.

Uma coisa que se costuma usar muito (porque esteticamente por norma fica melhor) para vestir as janelas de uma sala são grandes cortinados grossos e carregados. Mas apesar da sua beleza, têm um grande problema: tapam demasiada luz e demasiado espaço. Se optares por cortinas finas, vais conseguir uma sala mais leve, onde entra mais luz natural.

Os móveis abertos são também uma boa opção. Falamos por exemplo do móvel da televisão, aquele onde muitos de nós guardamos alguns acessórios e / ou filmes e jogos de consola. Esses móveis são uma dor de cabeça para uma sala pequena já que normalmente envolvem puxar uma gaveta ou abrir uma porta.

Mas se optarmos por móveis que não disponham de gavetas nem de portas, ou seja, estarem sempre abertos, aí nunca teremos aquele problema de bater com a porta nalgum obstáculo ou não ter mobilidade suficiente para abrir uma gaveta à vontade.

Site dedicado a informar todos os detalhes sobre salas. Truques e dicas para decorar salas.