Os tapetes são a melhor forma de decorar um chão. Se o chão não é decorativo por si só (de madeira numa sala rústica, ou carpete que por si só já decora), a inclusão de um tapete na sala é quase como uma obrigação.
Com isso em mente, temos de decidir que tapete é que queremos colocar na sala. E para que consigamos escolher o tapete perfeito, vamos dar algumas dicas e conceitos básicos na continuação, para que tu próprio fiques um especialista na matéria.
Primeiro e mais importante é ver a decoração actual da sala para escolher o tapete adequado. Numa sala rústica, por exemplo, se o chão for de madeira nem precisa de tapete como já dissemos, mas se colocarmos um tapete tradicional com formas geométricas ou listas, o efeito tradicional mantem-se presente.
No caso das salas modernas e / ou minimalistas, nesse caso é preferível um tapete mais simples, igualmente minimalista. Tapetes de uma só cor e redondos estão no top dos tapetes mais escolhidos para este tipo de ambientes.
Basicamente é ver o estilo ou tendência da nossa sala e pensar num estilo de tapete à altura.
Depois temos de escolher o seu tamanho. Se queremos que o tapete fique por debaixo dos sofás e chegue até ao móvel da televisão, opta por um tapete grande, mas se quiseres apenas algo ligeiro por debaixo da mesa de centro, então um tapete pequeno já será a melhor opção.
Neste espaço em específico os tapetes têm a capacidade de unir alguns elementos, criando quase como uma subárea dentro da própria sala. Usá-los para delimitar certas áreas de forma muito ligeira é uma opção muito acertada.
Depois temos de escolher ainda o formato do tapete. Rectangular, circular, quadrado, oval... é exactamente o mesmo conceito que o tamanho. Mas lembra-te que há certos formatos que vão melhor com certos estilos. Os rectangulares são os mais adequados para um estilo rústico, enquanto um circulo é mais adequado para um estilo mais minimalista.
Depois só falta a cor / padrão do tapete. Um pouco como as paredes mas novamente de forma mais leve, a cor do tapete transmite-nos algumas sensações. Uma cor mais fria transmitirá mais frescura enquanto uma cor mais quente transmitirá mais calor. Para estilos modernos e minimalistas, tapetes uniformes. Para estilos mais rústicos, cores com padrões diferentes.
E por último mas não menos importante, o material. Dependendo do material, o tapete transmite mais calor / frescura, é mais fácil / difícil de limpar, etc. E alguns estilo novamente não aceitam certos tipos de materiais.
Acerca de alguns materiais mais usados, a lã é um material muito bonito e pomposo mas difícil de manter. O polipropileno pelo contrário é muito fácil de limpar mas não fornece tanta beleza. O nylon bate o polipropileno no que toca a facilidade de limpeza.
Com todos estes detalhes, já consegues escolher o tapete ideal?